ENCONTROS 2017

Pela Estrada Real

Chegamos em uma região de tradições, o Alto da Serra do Espinhaço, início da Estrada Real neste ano abriga o projeto “EncontroS Maracatu de Baque Virado”. Nessa terra de padroeiros e devotos, a cultura se construiu sob luta e forte resistência. O negro que veio da África ofertou muito do que hoje constroem os pilares da cultura popular brasileira, as sempre-vivas de Minas confirmam a resistência de um povo que garimpou e pavimentou essas terras de ouro e de exuberante natureza.

O mar de Minas Gerais é feito de montanhas de areia branca, pedreiras e águas doces onde ainda se preserva a tradição do “Jequi” vinda do povo indígena (pesca típica do Vale do Jequitinhonha).

Para conhecer a cultura mineira é melhor se sentar para um café! A história do povo mineiro se revela nos seus ritos e celebrações: o Divino, N. Sra. do Rosário, São Sebastião, Pastorinhas, Marujadas, Congadas, Reisados e cantigas Vissungas. Das delícias de Minas, a farofa de feijão andú, o frango ao molho pardo, o broto de samambaia e o tutu com couve.

Dentre os negros lendários que passaram por Minas está o guerreiro Chico Rei, retirado da região do Congo na África onde era Rei, ele foi escravizado e com seu esforço no garimpo conquistou sua liberdade e de seus companheiros, sendo considerado um dos maiores libertadores de escravos do Brasil.

É hora de nos encontrarmos com os tambores de minas e ouvirmos suas histórias.

Que o maracatu nos leve por mais esse caminho de descobertas e experiências. ‘Os tambores de Minas nunca se calaram! Os tambores de Minas soarão!’

Convidados

Mestre Toinho da Nação Baque Forte

Jamessom Florentino da Nação Baque Forte

Mestre Fabiano Silva da Nação Tigre e Elefante

Henrique Silva da Nação Tigre e Elefante

Número de participantes

127

Equipe nacional

Jorge Rufino, Fernanda Echuya, Gustavo Prione, Celso Corisco

Equipe Local

Tainá Bulhões, Bebela Costa

Registros

Artes Gráficas

Vídeos

Playlist Das Nações De 2017

Scroll to Top