ENCONTROS 2019

Raízes MatriarcaS
Em 2019, caminhamos pelo chão de São José dos Campos no Vale do Paraíba (SP), reencontrando com nossas raízes ali fincadas e com matriarcas da cultura popular. Nos encontramos com aquilo que precisa ser dito e que, através dos tambores e das vozes de muitas mulheres, nos foi contado! Lançando assim uma edição focada na participação e luta da mulher dentro da cultura popular.
Localizada no interior paulista, a cultura popular em São José dos Campos caminha em resistência, uma vez que a cidade preserva costumes conservadores. Formando assim um verdadeiro contraste social entre o alto poder aquisitivo com a luta do dia a dia de um povo que carrega em sua história a ancestralidade de raízes quilombolas e indígenas, como a comunidade do Banhado que luta, diariamente, contra quem quer tirar seu chão.
Em 2019, nos reunimos com Maracatuzeiros de Nações e grupos de diversas localidades. Recebemos uma Nação inédita em nossa vivência e, com toda reverência e amor, adentramos na profundidade das histórias e fundamentos do Baque Virado. Buscando despertar, nesta cidade do Vale do Paraíba, a reidentificação com as culturas populares e de matriz africana que compõem sua história e, também, abrir o diálogo para os temas da mulher dentro das tradições culturais.
Salve o Jongo, Salve a Congada, Salve o Samba de Roda, Salve a Capoeira! Agradecemos o território por nos receber para brincar o Maracatu, por nos possibilitar a vivênca de tantas trocas e aprendizados valiosos!
Convidados
Mestre Zack Mesquita – Nação Estrela Dalva
Mãe Biuzinha – Nação Estrela Dalva
Karen Aguiar (herdeira e regente) – Nação Leão Coroado
Nefertiti Coutinho – Baque Mulher PE
Isabele Caldas – Nação Encanto do Pina
Sabrina Carvalho (fundadora do grupo) – As Rochas de Recife
Número de participantes
249
Equipe nacional
Celso Corisco, Fernanda Echuya, Jorge Rufino, Luciana Félix, Ronaldo Rodrigues, Tainá Bulhões
Equipe Local
Mayla e Carol mediando o grupo Icamiabas