ENCONTROS 2020
Reverenciando Memórias
Um momento em que tudo parece estar em suspenso, nesse “limbo” onde viemos parar, vírus, medo e esse caos político que se encontra o nosso país. Nesse ano esquisito em que o mundo inteiro paralisou, nós tbm paralisamos. Paramos pra pensar sobre nosso propósito e o que fizemos até agora. Seja no privilégio ou na angústia dessa pausa, é nela que a inevitável auto-reflexão vem à tona. E com ela as memórias. Foi quando nos demos conta o quão precioso esse olhar pro passado pode ser. Para trazer à tona nosso passado nos conectamos com uma antiga referência africana que se encontra no contexto dos Adinkras, a figura específica do SANKOFA. Essa imagem do pássaro que olha pra trás mas só voa para frente. Aprender com o passado para andar pro futuro.
Todo ano praticamos esse olhar pra trás nas novas construções mas esse ano a construção foi realmente pautada nas memórias do que construímos até hoje. Aproveitamos o ano para relembrar histórias, alegrias e momentos marcantes do EncontroS. Sentimos que deveríamos reverenciar todo o caminho que foi trilhado, para não só aprender com o nosso passado, como também, agradecer cada sabedoria e a herança cultural compartilhada, firmando o ponto para seguir construindo o futuro.
Nos encontramos no espaço virtual, surfamos juntos nas fibras óticas para encontrar nossa onda que é o Maracatu, lotamos as nuvens de lembranças, saudades e sonhos de EncontroS de Maracatu. Somos resistência, também virtual!
Equipe nacional
Celso Corisco, Fernanda Echuya, Jorge Rufino, Luciana Félix, Ronaldo Rodrigues, Tainá Bulhões