ENCONTROS 2021
Contra a Intolerância Religiosa
O EncontroS 2021 foi voltado contra à intolerância religiosa, entendendo-a como uma das expressões violentas do racismo sobre o povo preto, o povo de terreiro. Trazendo como símbolo o Calunga de Xangô e homenageando o Orixá da Justiça. Contando com a presença de representantes das Nações do Maracatu e outros(as) convidados(as), dialogando sobre esse tema e refletindo caminhos para fortalecermos as religiões de matriz africana, frente à inúmeros casos de intolerância religiosa pelo Brasil.
Além disso, foi realizado o Pré-EncontroS que contou com ações formativas, que foram ofertadas para todas as Nações do Maracatu de Baque Virado do Pernambuco. Estruturadas em oficinas e mentorias, essas ações tiveram por objetivo capacitar membros(as) das Nações para a elaboração de projetos e captação de recursos, visando sua manutenção e acesso à oportunidades. Essas Ações Formativas foram realizadas semanalmente, desde o mês de agosto de 2021, tendo iniciado por um Minicurso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, seguido de oficinas para leitura detalhada e esclarecimento de dúvidas sobre os editais da Lei Aldir Blanc, e também, de mentoria individual, fornecendo modelos, links úteis e orientações acerca dos projetos que foram sendo elaborados em vista desse edital.
Foi esperado com esta ação, que as Nações pudessem ter seus projetos aprovados, viabilizando assim captações de recursos importantes para suas manutenções e o enfrentamento ao cenário posto com a pandemia. Partindo da noção de que contribuir com o acesso à recursos e oportunidades, também é uma forma de fortalecer o povo preto e de terreiro para enfrentar essa e outras demandas impostas pelo racismo estrutural, e ainda, de que o Maracatu de Baque Virado é em sua essência a própria expressão da Religiosidade de Matriz Afro-Brasileira, o EncontroS 2021 trouxe essa proposta de ações formativas e gratuitas para as Nações do Maracatu.
Além do evento online cuja programação foi:
Mesa 1: Processos de Resistência contra a Intolerância Religiosa
Convidados: Ialorixá Beth de Oxum e o Babarolixá Ivanildo de Oxóssi
Cerca de 350 visualizações no Youtube
Mesa 2: Fomento à cultura em tempos de crise.
Convidados: Katia Paz, Luana Appel, Thayna Silva, Carol Farnesi e Bárbara Lima
Cerca de 150 visualizações no Youtube
Mesa 3: Registro e Proteção de Obras para a salvaguarda do Maracatu de Baque Virado
Convidados: Isabel Guillen e Fernanda Echuya
Cerca de 170 visualizações no Youtube
RESULTADOS
- Minicurso e Assessoria em elaboração de projetos e captação de recursos – 40 horas, 30 participantes, 18 Nações.
- 28 protagonistas do Maracatu Nação presenteados com o KIT EncontroS 2021
- Evento Online com 10 convidados, 3 mesas
- MARACA-TROCA com 28 grupos, cerca de 300 participantes e mais de 1000 visualizações no Youtube.
- Equipe Voluntária com cerca de 3 mil horas de trabalho voluntário dedicadas ao ano
- Instagram com cerca de 2500 contas alcançadas
Equipe nacional
Fernanda Echuya, Joh Mayara, Luana Appel, Luciana Félix, Tainá Bulhões