ENCONTROS 2023
vamos tocar bombo pros velhos
que os novos estão chegando
Trecho da toada de Denis Duarte
Retornamos ao Vale do Paraíba em mais uma edição inesquecível do EncontroS! Foram três dias de imersão no Maracatu de Baque Virado em Paraibuna (SP), repletos de sorrisos, trocas transformadoras, muita cultura popular, batuque e dança!
Nesta cidade interiorana, extremamente charmosa e acolhedora, cheia de personalidades e culturas tradicionais, convidamos o público para o intercâmbio com convidados pernambucanos e batuqueiros(as/es) de diversos municípios.
Dialogamos acerca da difusão do Maracatu no Sudeste e da Ancestralidade que mantém viva e presente a tradição maracatuzeira na vida das crianças nos dias de hoje. Contamos com a apresentação maravilhosa de grupos percussivos do estado de São Paulo e atrações artísticas regionais que tornaram nosso EncontroS mais do que especial!
A presença da criança no Maracatu foi o que nos guiou durante a construção deste evento, como os(as) pequenos(as) permeiam o baque e, muitas vezes, nascem e crescem neles, tornando-se os(as) grandes protagonistas que dão continuidade a esta manifestação cultural.
Tivemos a oportunidade e o privilégio de ouvir sobre a história da Nação de Oxalá diretamente de mestre Marcelo Tompson e da dama do paço, Emilly Vasconcelos. Nação que surge a partir do Baque Mirim e segue desenvolvendo muitas atividades com as crianças da comunidade do Coque (Joana Bezerra), no Recife.
A Escola Municipal Irene Alves Lopes Irmã de Zoé de Paraibuna, a Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva e a Prefeitura da cidade fizeram parte de toda essa história com a gente, abrindo as portas, fortalecendo com estruturas e possibilitando que as atrações acontecessem e se propagassem por toda a cidade, contagiando com alegria as ruas por onde passamos!
Viva as crianças do Maracatu Nação!
Em Números
Cerca de 150 participantes
convidados
Mestre Marcelo Tompson (Nação de Oxalá)
Emilly Vasconcelos (Nação de Oxalá)
Anna Alice Estrella (Nação de Oxalá)
Aline Santos “Alika Ayad”
Daniel Brás
Henrique Barros “Kapitão”
Flávio Itajubá
Alex Malabar
Adalcir Vieira “Índio”
EQUIPE NACIONAL
Fernanda Echuya, Luciana Felix, Joh Mayara, Anna Meireles, Thiago Abreu, Alice Almeida
EQUIPE LOCAL
Fabiana Alvarenga, Bruno Urzua, Renata Spinelli, Avelino Fernandes, Luciana Rena, Mariana Moreira, Fernando Camargo