ENCONTROS 2014

Na Rota do Maracatu

A ausência de feriado no mês de novembro nos obriga a pensar o EncontroS num formato mais reduzido do que o de costume, mas não menos rico na proposta de estudo e vivência do Maracatu de Baque Virado.

Com data marcada para os dias 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro, o projeto segue com o sincretismo do dia dos finados, consagrando o ritual do maracatuzeiros nessa data que reverencia a ancestralidade do povo brasileiro junto à identidade de suas manifestações culturais populares.

Devido ao tempo mais curto de deslocamento das pessoas de suas diversas localidades do território brasileiro, estabelecemos a prioridade em manter-se no estado de São Paulo, uma vez que ele abriga, depois de Recife, a maior quantidade de grupos que trabalham a linguagem do Maracatu de Baque Virado do país. O segundo critério foi priorizar localidades próximas dos aeroportos, também pensando em facilitar o deslocamento das pessoas, principalmente de Pernambuco.

Percorremos por alguns municípios, a princípio próximos ao aeroporto de Cumbica, no entanto, foi nas proximidades do aeroporto de Viracopos na Cidade de Campinas que encontramos o campo mais rico e acolhedor para essa realização.

Foi ficando claro pra nós, a importância do resgate histórico em que a localidade pode agregar ao projeto. Foi então que encontramos na cidade de Campinas, o devido acolhimento e riqueza histórica para somar-se ao projeto. Recebidos pelo militante cultural TC Silva, foi na Casa de Cultura Tainã que encontramos terra fértil para mais esse plantio.

Para essa realização se faz necessário a descrição da árvore Baobá, intrinsicamente ligada à história desse espaço de resistência afro cultural. O Baobá é uma espécie de árvore africana, que pode viver mais de 3 mil anos, por isso também é conhecida como a ‘árvore da memória’, guardiã das histórias da humanidade. Ela pode alcançar alturas e diâmetros colossais. É um elemento simbólico à tradição e ancestralidade africana no Brasil e no mundo.

Um dos projetos da Casa de Cultura Tainã (Campinas – SP) é o ‘Na Rota dos Baobás’, projeto que através dessa árvore, trabalha a difusão e a valorização de valores da cultura africana em comunidades de diversas localidades.

O Projeto EncontroS 2014 – Na Rota do Maracatu, faz analogia a essa proposta e tem o prazer de identificar e somar-se a história da Casa de Cultura Tainã neste ano.

Que as Baobás espalhem-se pelo mundo, espectadoras de mais e mais histórias de luta e resistência de povos devotos de suas raízes.

Convidados

Mestre Adriano, a presidenta Wanessa Paula dos Santos e Bayo com 1 ano de idade herdeiro da Nação Cambinda Estrela.

Mestre Missinho, regente da Nação Encanto do Dendê

Mestre Arlindo Carneiro dos Santos da Nação Cambinda Africano

Número de participantes

249

Equipe nacional

Fernanda Echuya, Gustavo Prione, Rafael Casarini, Ronaldo Rodrigues

Equipe Local

TC Silva e Denise Xavier

Registros

Artes Gráficas

Vídeos

Playlist Das Nações De 2014

Scroll to Top