ENCONTROS 2019
Raízes MatriarcaS
Em 2019, caminhamos pelo chão de São José dos Campos no Vale do Paraíba (SP), reencontrando com nossas raízes ali fincadas e com matriarcas da cultura popular. Nos encontramos com aquilo que precisa ser dito e que, através dos tambores e das vozes de muitas mulheres, nos foi contado! Lançando assim uma edição focada na participação e luta da mulher dentro da cultura popular.
Localizada no interior paulista, a cultura popular em São José dos Campos caminha em resistência, uma vez que a cidade preserva costumes conservadores. Formando assim um verdadeiro contraste social entre o alto poder aquisitivo com a luta do dia a dia de um povo que carrega em sua história a ancestralidade de raízes quilombolas e indígenas, como a comunidade do Banhado que luta, diariamente, contra quem quer tirar seu chão.
Em 2019, nos reunimos com Maracatuzeiros de Nações e grupos de diversas localidades. Recebemos uma Nação inédita em nossa vivência e, com toda reverência e amor, adentramos na profundidade das histórias e fundamentos do Baque Virado. Buscando despertar, nesta cidade do Vale do Paraíba, a reidentificação com as culturas populares e de matriz africana que compõem sua história e, também, abrir o diálogo para os temas da mulher dentro das tradições culturais.
Salve o Jongo, Salve a Congada, Salve o Samba de Roda, Salve a Capoeira! Agradecemos o território por nos receber para brincar o Maracatu, por nos possibilitar a vivênca de tantas trocas e aprendizados valiosos!
Convidados
Mestre Zack Mesquita da Nação Estrela Dalva
Mãe Biuzinha da Nação Estrela Dalva
Karen Aguiar herdeira e regente da Nação Leão Coroado
Nefertiti Coutinho do Baque Mulher PE
Isabele Caldas da Nação Encanto do Pina
Sabrina Carvalho fundadora do grupo As Rochas de Recife
Número de participantes
249
Equipe nacional
Celso Corisco, Fernanda Echuya, Jorge Rufino, Luciana Félix, Ronaldo Rodrigues, Tainá Bulhões
Equipe Local
Mayla e Carol mediando o grupo Icamiabas