O QUE É
O EncontroS é uma vivência anual e itinerante sobre a cultura do Maracatu de Baque Virado que acontece sempre durante o feriado de Finados (dia 2 de novembro) em reverência a origem ancestral desse legado cultural.
EncontroS é plural. É a iniciativa de maracatuzeiros de várias partes do Brasil. Propõe-se vivências anuais com Mestres e figuras da cultura popular de Pernambuco e com batuqueiros e brincantes do Maracatu de Baque Virado localidades. Em formato itinerante, busca interagir com as culturas locais de cada região, em parcerias de locais e movimentos de resistência negra, quilombolos e quilombos urbanos.
O projeto Encontros é formado por pessoas que compartilham algo em comum: a paixão pelo maracatu. Este gênero percussivo, originário de Pernambuco, está espalhado pelo mundo e promove a união entre pessoas sem distinção. É a partir desta reflexão que nasce o projeto, com o desejo de integrar e agregar à todos aqueles que se motivam e reproduzem esta arte por todos os horizontes. EncontroS, assim mesmo: no plural, unirá indivíduos que se conectam através dessa manifestação cultural.
Atividades do Projeto
- Rodas de Conversa com Mestres e personalidades ligadas à cultura afro-brasileira
- Apresentações de Grupos de Maracatu
- Oficinas Artísticas e Culturais
- Realização de Cortejos regido pelos Mestres convidados
Com o intuito de unir pessoas do mundo inteiro, envolver grupos, comunidades, integrantes de diferentes realidades, o evento EncontroS remete à iniciativas do ano 2000 até assumir a identidade e valores que tem hoje. Durante sua trajetória, importantes figuras das Nações de Maracatu de Pernambuco, como Reis, Rainhas, Damas do Paço, Baianas Ricas, Regentes, Mestres, Pais e Mães de Santo dos terreiros do candomblé pernambucano (também chamado Xangô pernambucano), que representam as Nações, puderam expor suas narrativas dos caminhos percorridos e do que vivenciaram, expressando suas contribuições e lutas para a permanência do Maracatu, levando aos participantes a riqueza desta manifestação cultural.
ACERVO AUDIOVISUAL
Um pouco dos registros históricos do EncontroS