Equipe
EncontroS sempre foi e continua sendo construído por mãos voluntárias dos amantes do Maracatu desde o princípio de todo movimento. Sua equipe se consolida junto a realização das reuniões semanais que acontecem desde o início do ano até a data do evento, com o objetivo de realizar a próxima edição ainda melhor que a anterior!
São consideradas os seguintes setores intrínsecos dessa organização: Institucional, Administrativo, Curadoria, Financeiro e Comunicação.
A produção do projeto propõe-se de um sistema administrativo horizontal composto por valores compartilhados, cooperação e cargos definidos, que é dividido em Organização Nacional (ON) e Organização Local (OL).
A ON, tem como objetivo a manutenção permanente do EncontroS, visando sua continuidade, a captação de recursos e patrocínios, planejamento anual do evento e o cumprimento dos valores essenciais do projeto.
A OL, diz respeito à equipe da cidade sede que assume a responsabilidade de articulação e produção local para a promoção do evento. É impreterível o trabalho de pesquisa e mobilização local por parte da OL, que deve refletir junto com a ON as melhores escolhas para a realização o evento.

Fernanda Echuya – diretora geral
Agente cultural e digital, batuqueira e brincante, pesquisadora da Cultura Popular. Agente cultural de ações de Salvaguarda de Culturas Tradicionais, bem como criações autorais nas esferas da Música, da Dança e do Teatro. Idealizadora da empresa Lírio Produções com foco em assessoria e produção de coletivos da cultura tradicional. Produtora cultural do projeto EncontroS de Maracatu Brasil desde 2012. Fundadora e pesquisadora do Portal Maracatuteca desde 2016. Integrante de diversos coletivos artísticos, todos sediados em Paraty – RJ e proximidades.

Anna Meireles – diretora executiva
Produtora cultural e audiovisual, batuqueira e brincante, desde 2016. Atua na valorização dos Patrimônios Materiais e, sobretudo, Imateriais, partindo dos saberes do povo. Integra a Maracatuteca, portal de Salvaguarda do Maracatu Nação, e compõe a equipe do EncontroS, colaborando na produção com escuta, coletivo e compromisso com os fundamentos do Maracatu de Baque Virado.

Alice Almeida – diretore de comunicação
Agente cultural, digital e de produção, artista e brincante da cultura popular, especificamente, de Maracatu Nação desde 2020. Formade em Artes Visuais pela Universidade Federal de Brasília. Atua na área da cultura de Ubatuba (SP), Jaboatão dos Guararapes e Recife (PE) na produção de oficinas, ensaios e eventos, assim como na pesquisa, reconhecimento e circulação de Mestras, Mestres e representantes da Cultura Tradicional pernambucana. Participa de projetos sociais, culturais e artísticos voltados para a Cultura Caiçara, Afroindígenas e Periféricas. Administra as redes sociais do EncontroS desde 2023, quando passou a integrar oficialmente a equipe do evento.

Luciana Félix – diretora artística
Figurinista, arte educadora, formada no curso de Teatro na ETEC de Artes de São Paulo. Se envolveu com a música, desde a adolescência. Foi integrante da Cia. Porto de Luanda ingressou em 2010. Já atuou nos grupos como Arrastão do Beco, Cia de Cultura Lelê de Oyá, Baque CT e Coletivo Batuque Urbano, nos quais fez diversas apresentações. Atualmente participa da Coletiva Brincaderia, de um grupo de coco, o Cocomelo Coletivo/SP, do Coletivo Amazonizando, é Regente da Cia. Caracaxá e faz parte da organização do evento anual EncontroS de Maracatu. Ministra oficinas e vivências de ritmos como Coco, Maracatu de baque virado, e danças brasileiras, como coco, maracatu, jongo, ciranda, dentre outras, e também ministra oficinas e vivências com figurino voltado ao teatro e Cultura Popular.

Tainá Bulhões – coordenadora de captação de recursos
Turismóloga e Mestre em Geografia pela UFMG com foco de pesquisa e extensão em comunidades tradicionais, etnografia e turismo cultural. Desde 2010, atua na produção cultural e captação de recursos. Membro do coletivo fundador do Grupo de Maracatu Estrela da Serra, em 2014, e integrante do Instituto de Capoeira e Atenção às Pessoas – ICAP Sport Brasil, em Diamantina. Desde 2017 faz parte da organização do EncontroS Nacional do Maracatu de Baque Virado. Atualmente atua com relações institucionais e mobilização de recursos para o terceiro setor e participa dos coletivos Bloco de Pedra e Calo na Mão de São Paulo.

Thiago Abreu – diretor de marketing
Fundador da Bzness em 2002, atua como Gerente de projetos, com conhecimentos avançados em programação e desenvolvimento web, design de interfaces, gerenciamento e análise de dados, business intelligence e marketing. Amante da tecnologia, se dedica a iniciativas que a utilizam não só na solução de problemas e melhoria de processos corporativos, mas também na disseminação de conhecimento e saberes pela educação e pela cultura. Além de empresário, já atuou como professor, palestrante, é músico, malabarista, batuqueiro, adora esportes com raquete e jogos de tabuleiro.

Gabriela de Lucca – coordenadora de TI
Brincante de Maracatu de Baque Virado e batuqueira desde 2009, com trajetória iniciada no grupo Baque do Vale, de Taubaté (SP). Atua como voluntária na manutenção e desenvolvimento dos sites EncontroS e Maracatuteca, contribuindo para a presença digital dos projetos. Crescida no universo da cultura popular, vive e valoriza os saberes tradicionais, mantendo forte vínculo com as manifestações afro-brasileiras. Além da atuação técnica como coordenadora de TI, participa ativamente das vivências culturais e dos movimentos de preservação da memória e das práticas do Maracatu Nação.