Equipe

EncontroS sempre foi e continua sendo construído por mãos voluntárias dos amantes do Maracatu desde o princípio de todo movimento. Sua equipe se consolida junto a realização das reuniões semanais que acontecem desde o início do ano até a data do evento, com o objetivo de realizar a próxima edição ainda melhor que a anterior!

São consideradas os seguintes setores intrínsecos dessa organização: Institucional, Administrativo, Curadoria, Financeiro e Comunicação.

A produção do projeto propõe-se de um sistema administrativo horizontal composto por valores compartilhados, cooperação e cargos definidos, que é dividido em Organização Nacional (ON) e Organização Local (OL).

A ON tem como objetivo a manutenção permanente do EncontroS, visando sua continuidade, a captação de recursos e patrocínios, planejamento anual do evento e o cumprimento dos valores essenciais do projeto.

OL, diz respeito à equipe da cidade sede que assume a responsabilidade de articulação e produção local para a promoção do evento. É impreterível o trabalho de pesquisa e mobilização local por parte da OL, que deve refletir junto com a ON as melhores escolhas para a realização o evento. 

Fernanda Echuya

Agente Cultural e Digital, Batuqueira e Brincante, Pesquisadora da Cultura Popular. Agente Cultural de ações de Salvaguarda de Culturas Tradicionais, bem como criações autorais nas esferas da Música, da Dança e do Teatro. Idealizadora da empresa Lírio Produções com foco em assessoria e produção de coletivos da cultura tradicional. Produtora cultural do projeto EncontroS de Maracatu Brasil desde 2012. Fundadora e Pesquisadora do Portal Maracatuteca desde 2016. Integrante de diversos coletivos artísticos, todos sediados em Paraty – RJ e proximidades.


Joh Mayara

Artivista atuante em diversos empreendimentos culturais e artístico. Artista visual e Ilustradora nos seguimentos do muralismo, pintura sobre tela e papel, criadora de logo e identidade visual. Atuante como Designer Gráfico e membra da equipe do EncontroS de maracatu de baque virado, da equipe de Marketing do Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher desde 2020 e do grupo Maracatu Capivara onde também atua na coordenação e articulação artística desde 2018. Batuqueira e difusora da cultura do Maracatu de Baque Virado por meio de projetos sócio-culturais nas comunidades. Coordenadora e fundadora do Maracatu Baque Mulher Pinheira.


Luana Appel

Produtora cultural, Batuqueira e Educadora Social. Membra da Equipe de Coordenação de projetos da ONG NAVE (São Luís-MA); Membra da equipe de produção do EncontroS Maracatu de Baque Virado; Coordenadora local do Baque Mulher São Luís-MA; Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal do Maranhão; Agente Cultural formada pela ESINT UFMA (2020); Pesquisadora no Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas – GDES; Proponente, idealizadora e coordenadora do Projeto Mulheres na produção de Norte a Sul. Tem como eixos de trabalho a Cultura, o Empreendedorismo Social e a Economia Criativa, atuando em assessorias e na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de projetos. Pesquisa e toca junto aos grupos culturais: Maratuque Upaon-Açú (MA); Maracatu Capivara (SC); Coco de Flor de Xanana (MA); Bloco Só Safados (MA) e Baque Mulher São Luís (MA).


Luciana Félix

Figurinista, educadora social, estudante do curso de Teatro na ETEC de Artes de São Paulo. Se envolveu com a música, desde a adolescência. Foi integrante da Cia. Maracatu Porto de Luanda tendo ingresso em 2010. Já atuou nos grupos como Arrastão do Beco, Cia de Cultura Lelê de Oyá, Baque CT e Coletivo Batuque Urbano, nos quais fez diversas apresentações. Atualmente participa da Coletiva Brincaderia, de um grupo de coco, o Cocomelo Coletivo/SP, do Coletivo Amazonizando, é Regente da Cia. Caracaxá e faz parte da organização do evento anual EncontroS de Maracatu. Ministra oficinas e vivências de ritmos como Coco, Maracatu de baque virado, e danças brasileiras, como coco, maracatu, jongo, ciranda, dentre outras e também ministra oficinas e vivências com figurino voltado ao teatro e Cultura Popular.


Tainá Bulhões

Turismóloga e Mestre em Geografia pela UFMG com foco de pesquisa e extensão em comunidades tradicionais, etnografia e turismo cultural. Desde 2010, atua na produção cultural. Membro do coletivo fundador do Grupo de Maracatu Estrela da Serra, em 2014, e integrante do Instituto de Capoeira e Atenção às Pessoas – ICAP Sport Brasil, em Diamantina. Desde 2017 faz parte da organização do EncontroS Nacional do Maracatu de Baque Virado. Atualmente toca nos coletivos culturais Trovão das Minas, Baque de Mina e Tira o Queijo de Belo Horizonte, colaborando com a produção e elaboração de projetos dos grupos.


Scroll to Top